domingo, 21 de dezembro de 2008

EXPO 3 para celular


Então,
concluímos mais um ciclo da oficina de arte gráfica, e dessa vez, além das atividades que já fazíamos, trabalhamos com mais uma proposta, a de fazer papéis de fundo (de parede ou wallpapers, como queiram) para celular. Todas as imagens são livres e podem (devem) ser copiadas, alteradas, divulgadas. Confiram no site
http://www.expo3celular.bravehost.com/.

--

Gostaríamos de destacar aqui o desempenho de 2 pequenas que fizeram parte da oficina: Raiana dos Santos Paulino e Jéssica Figueiredo. As duas têm 9 anos de idade e dentro de um grupo composto de idades variadas tiveram um desenvolvimento tão criativo, estético e técnico quanto os demais.
O projeto Casa Brasil é orientado para idade a partir de 16, mas a nossa unidade vem desenvolvendo algumas oficinas voltadas para os pequeninos de Imbariê, o que dá bastante movimento à Casa e “enche os espaços de alegria”. Bastante.

Um ponto em particular, que foi motivo de reflexão para nós, gostaríamos de compartilhar aqui com vocês:
durante a aula de restauração de fotos, após redesenhar os espaços esburacados da imagem e amenizar outras falhas, a menina de nome Raiana pegunta: “posso concertar esse cara?”. E daí retirou o bigode e delinou as sobrancelhas do rapaz de outrora, tornando o retrato mais atrativo ao seu ver.

Aqui paramos um instante e ficamos pensando a imagem digital e seu comportamento nos dias de hoje. Todos sabemos que os corpos das revistas e da televisão são retocados por maquiagem e efeitos da tecnologia digital, com finalidade de estabelecer uma perfeição modelo para o corpo, o qual possa instaurar uma moda a ser guiada por poucos e seguidas por todos (fora, claro, os outsiders – aquelas que mantém à parte).
Mas, e agora que todos (até uma menininha de 9 anos) podem modificar as imagens conforme queiram? Nós que cada vez mais nos assumimos como imagem, como será esse processo de representação?
Não são só os grandes veículos de comunicação, mas todos de certa forma o fazem, pela facilidade de se alterar, modificar, melhorar... comportamento natural do homem? Plasticidade maquínica.

Gostaríamos também de parabenizar Patrick Alvez, que em duas semanas, durante o horário de acesso livre, perguntando aos amigos que faziam a oficina “como faz isso, como faz aquilo”, integrou também (e muito bem) a nossa Expo 3.

Muito bom saber essas potências ocupando o espaço e utilizando nossos equipamentos. Ponto para Imbariê, ponto para o projeto.

--

Uma outra experiência valiosa foi o nascimento do grupo Movimento Anime. Alguns alunos que são aficcionados por desenhos japoneses desenvolveram uma nova técnica para a prática de animação com o Gimp, que consiste em reciclar imagens capturadas na internet numa narrativa desenvolvida por eles, originando "novos episódios". Disso resultou também um blog. Confiram aqui o blog dos meninos:
http://www.movimentoanime.blogspot.com/.