sábado, 20 de setembro de 2008

1 Ano de Casa Brasil Imbariê


Superação. Essa foi a palavra chave que marcou o primeiro aniversário do Programa Casa Brasil na comunidade de Imbariê, que foi inaugurada no dia 10 de setembro de 2007. Apesar das dificuldades iniciais, conseguimos caminhar e, ao longo desse tempo, procuramos marcar nossa trajetória com grandes conquistas.

Tivemos alguns eventos importantes, como a Mostra Chico Mendes, realizada em dezembro do ano passado e que contou com a presença inaudita da filha do seringueiro, Elenira Mendes; nossas Colônias de Férias que proporcionaram diversão e cultura para mais de 250 crianças da comunidade; as diversas oficinas realizadas na Casa e que já formaram 380 pessoas; as 4 feiras da Economia Solidária; os 3 Passeios Culturais com a participação das escolas locais e mais de 4.500 acessos livre nos nossos computadores.

Para a comemoração deste grande dia cerca de 100 pessoas da comunidade, das mais diferentes faixas etárias vieram à nossa Casa. Foi um dia repleto de atividades com direito a bolo e refrigerante, abraços e alegria e, claro, diversas oficinas. Também montamos duas novas exposições: uma sobre a nossa cidade de Duque de Caxias e outra com talentos da própria comunidade de Imbariê.

Tem também um vídeo que elaboramos com alguns relatos de nossos usuários. Esse vídeo retrata a visão que eles têm do Programa Casa Brasil e de nossa atuação na comunidade. A repetição da palavra “competência” nos alegrou bastante e nos motivou a continuar trabalhando para suprir cada vez mais as necessidades do conhecimento, fomento da cultura e acesso à tecnologia.

Com o início das atividades do Laboratório de Informática e a complementação do módulo de Multimídia, sabemos que nossos desafios irão aumentar, assim como a nossa intensidade enquanto instituição fomentadora dos processos sócio-culturais e no incentivo da cidadania da população da comunidade. Ainda temos muito trabalho, mas esse contato é enriquecedor e com certeza conseguiremos em conjunto dar outros passos à frente, cada vez mais largos, cada vez mais fortes.





Desejamos um abraço a todos, do tamanho de Imbariê.

Equipe CB Imbariê.





1 ano de Casa Brasil Imbariê from Satelitebolor on Vimeo.

(caso haja problema para visualizar o vídeo, acesse o seguinte link:
http://www.vimeo.com/1772824)

Um comentário:

Kadu disse...

Salve pessoas da Comunidade de Imbariê!

Muito bom o vídeo produzido pela Equipe da unidade de Casa Brasil de Imbariê. É muito legal ver os equipamentos sendo utilizados, a tecnologia sendo apropriada por cada um de vocês. Parabéns!!!

Ao ver alguns depoimentos também percebi que cabem mais atividades de explicação do projeto à comunidade; palestras por exemplo. Os autores do projeto muitas das vezes são desconhecidos pelas pessoas, as parcerias envolvidas na sustentação do projeto e as ações em curso para garantir a continuidade do mesmo precisam ser mais divulgados para a população, atraindo a todos e todas para a Casa Brasil.

Feliz aniversário!

Kadu