segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Importância do Conselho Gestor


No último dia 25 de Agosto foi realizada a quarta reunião do Conselho Gestor da Casa Brasil, unidade Imbariê.

Mas você sabe pra que serve o Conselho e qual a importância dele na Casa?
O Projeto Casa Brasil entende que a participação popular deve ser incentivada e efetiva. Dessa forma, a criação dos conselhos gestores nas unidades Casa Brasil adquire importância fundamental, tanto pela sua potencialidade de atuação, quanto pela função de compor um modelo de gestão participativa.

O Conselho Gestor da unidade é uma instância formada por pessoas eleitas, os conselheiros, e que tem um papel deliberativo; na medida em que decide sobre determinadas questões da Casa. É possível notar que, em comunidades onde existe maior grau de autonomia por parte dos conselheiros, eles participam mais efetivamente nas atividades do projeto. Nesses locais, a comunidade entende mais facilmente que os equipamentos estão disponíveis porque pertencem a todos, e por isso, todos devem zelar por ele.

A idéia do conselho gestor é oferecer sustentabilidade social ao projeto. Seu objetivo é que a comunidade se aproprie da administração da Casa, discuta suas atividades, suas dificuldades e as saídas existentes para os problemas.

Um comentário:

Kadu disse...

Salve pessoas das comunidades que utilizam a Casa Brasil de Imbariê! As reuniões do Conselho Gestor têm sido muito importantes para o exercício da democracia e da gestão compartilhada da Casa.

Um forte abraço em todos e todas!


Kadu